LOW-CARB-E-FIBRAS-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

LOW CARB E FIBRAS

Só para relembrar texto do @jcsouto “Relatório da OMS, sobre o qual ABLC já se manifestou há mais de um mês. Traz um título sensacionalista:”Sim, pode – e deve”, referindo-se a carboidratos. Uma alimentação low-carb tem suas indicações, especialmente para diabetes, pré-diabetes, obesidade e síndrome metabólica. No entanto, se o objetivo for consumir mais fibras –…

A-MATEMATICA-DAS-PROTEINAS-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

A MATEMÁTICA DAS PROTEÍNAS

De acordo com as diretrizes vigentes, uma dieta normoproteica (percentuais normais de proteínas) variam de 0,8g a 1,2g de proteína por quilo de peso ideal. Uma dieta é hiperproteica quando há ingestão de mais do que 1,2g de proteína (ptn) por quilo de peso/dia ou mais de 20% das calorias em forma de ptn. Então,…

SOBRE-SAL-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

SOBRE SAL

A maioria das pessoas com pressão alta (Hipertensão Arterial Sistêmica), não tem problemas com sódio, e sim com a frutose, excesso de carboidratos refinados, obesidade. O que realmente deveria ser preocupante não é quanto sal você come, mas quanto sal você RETÉM. E a INSULINA ALTA retém sódio nos rins. Quando há falta de sódio,…

QUALIDADE-DAS-PROTEINAS-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

QUALIDADE DAS PROTEÍNAS

As vísceras, miúdos, órgãos e as carnes – seja de peixes, aves, ruminantes, etc. – são alimentos de altíssima densidade nutricional, ou seja, tem a maior quantidade de nutrientes essenciais (aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais) em menor quantidade de calorias. Apesar de podermos obter proteínas por meio dos vegetais, estes têm menor biodisponibilidade e…

TCM-TRIGLICERIDEO-DE-CADEIA-MEDIA-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

TCM: TRIGLICERÍDEO DE CADEIA MÉDIA

Triglicerídeo o nome técnico para gorduras (lipídios) que estão presentes nos alimentos, podem ser fabricados pelo nosso corpo e têm basicamente duas funções: serem usadas como energia ou armazenadas como tecido adiposo. Nos alimentos, temos triglicerídeos de cadeia média (TCMs), com 6 a 12 átomos de carbono, e os de cadeia longa (TCLs) com 12…

O-QUE-E-DIETA-CARNIVORA-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

O QUE É DIETA CARNÍVORA?

Uma dieta carnívora estrita é baseada em tudo que é bicho ou parte dele, do focinho à cauda (vísceras, peixes e frutos do mar, bovinos, suínos, ovinos, etc.) e ovos. Para beber, água. ⠀ Contudo, há quem mantém a base carnívora da dieta e: – Inclua laticínios; – Beba café e/ou chás e/ou refrescos (limonada,…

SOBRE-JEJUM-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

SOBRE JEJUM

Vivemos basicamente em dois estados: alimentado ou em jejum. O estado alimentado (ou período absortivo) geralmente começa quando comemos algum alimento e pelas próximas 2 a 4 horas, o corpo vai digerir e absorver o que foi ingerido. Depois disso, o corpo entra no período pós-absortivo (ou pós-prandial) que pode durar de 8 a 12…

COMIDA-DE-VERDADE-02-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

COMIDA DE VERDADE

Olhando para esta comparação, me digam… precisa preocupar com carboidratos que estão presentes naturalmente em #comidadeverdade? Se você não precisa controlar a quantidade de carboidratos e calorias da sua alimentação, pode acrescentar os vegetais e frutos que quiser pois são #comidadeverdade! Mas se sua alimentação precisa ser restrita em carboidratos, você deve avaliar se o que quer…

COMIDA-DE-VERDADE-01-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

COMIDA DE VERDADE

Precisamos ter medo de carboidratos de #comidadeverdade? Não custa relembrar: se você não precisa controlar a quantidade de carboidratos da sua alimentação, acrescente os vegetais e frutos que gosta, pois são #comidadeverdade! Mas se sua alimentação precisa ser restrita em carboidratos, você deve avaliar se o que quer comer, na quantidade que quer comer, vai caber no…

MODO-SOBREVIVENCIA-PATYAYRES-RECEITAS-KETO-NUTRICIONISTA-EM-SAO-PAULO

MODO SOBREVIVÊNCIA

Como espécie, evoluímos em um ambiente alimentar escasso. Não existia oferta de comida o tempo todo. Era comum passar fome e viver em privação alimentar. ⠀ Então, quando tínhamos a oportunidade de comer, todo o corpo sinalizava o seguinte: coma o que tem mais energia (calorias), o máximo que conseguir. Por isso as partes gordurosas…