As porções dos alimentos tem aumentado muito nos últimos anos. Isso não somente em fast-foods, restaurantes mas também dentro das nossas casas. Pratos estão maiores, copos chegam a mais de 500 ml, enquanto é raro encontrar talheres de sobremesa.
Refrigerantes, hamburgueres, fritas, salgados cresceram de 20 a 50%. Perceba o tamanho dos pratos em self-services e restaurantes. Se tem
espaço, completamos. Quando mais peso, maior o gasto. É uma estratégia para ter mais lucro, mas não se resume a isso.
O próprio mercado consumidor (nós!) revela que há o desejo de comer mais. Parece que estamos “levando vantagem” em ter porções maiores, combos. O tamanho da porção agrega valor ao produto.
Professor de comportamento do consumidor e ciência nutricional, autor de vários livros, dentre eles Mindless Eating: Why We Eat More Than We Think, Wansink (Ph.D) e sua equipe se dedicam a estudar o porquê comemos o que comemos e como ambientes, luzes, cheiros, pessoas, embalagens, louças, nomes de produtos, rótulos e distrações, podem influenciar inconscientemente o que comemos. Por exemplo, se temos acesso a porções maiores, vamos comer sem perceber se estamos mais cheios do usualmente. Se os pratos são maiores, vamos nos servir mais e comer mais.
Outra questão são os rótulos dos alimentos. A porção descrita é muito menor do que a porção que consumimos. Por exemplo, os rótulos de sorvetes indicam que uma porção tem 60g (107 kcal). Mas a realidade é que geralmente nos servimos de, no mínimo 150g (268 kcal). Ao olhar um pote de sorvete de 1,5 litros, ninguém pensa que tem 25 porções! Parece razoável se servir de ¼ do pote (668 kcal). Passe para o lado e veja outros exemplos (cereal, iogurtes proteicos, biscoito recheado)
Todas essas circunstâncias têm alterado significativamente a forma com a qual pensamos sobre o que seria uma porção “normal”. Esse fenômeno é chamado de Distorção da Porção.
Nossa habilidade de analisar se a quantidade de alimento a ser ingerida será satisfatória e saciante vem sendo moldada pelos ambientes e tamanho
dos pratos, copos, talheres e das porções.
Mas… O que podemos fazer Aguardem 😉