Há tempos eu e @scientia.europa mostramos a ciência quebrando esse mito. 😎 Esse novo estudo, que é mais detalhado, que os anteriores, acrescenta novas evidências sobre o tema. Passe para o lado para ver a publicação. 👉
“A ciência nunca apoiou a velha recomendação dos oito copos de água por dia como uma recomendação apropriada, mesmo porque não levava em conta a água de outras bebidas, a água presente nos alimentos ingeridos e as trocas hídricas”, diz Prof. Schoeller (Universidade de Wisconsin).
A quantidade de água que precisamos beber é a diferença entre o total de água que necessitamos ingerir e a quantidade de água que vem da nossa alimentação: carnes, vegetais, frutas, chás, café etc.
Prof. Speakman diz que “Estimaram a quantidade de alimentos por questionários, o que é impreciso e ainda a tendência das pessoas é subnotificar a quantidade…. Este estudo mostra que a recomendação geral de que todos deveríamos beber oito copos de água é provavelmente alta para a maioria das pessoas… uma ‘única recomendação’ de ingesta de água não é apoiada pela ciência. ”
O estudo publicado na revista Science, mediu o volume de água de mais de 5.600 pessoas de 26 países, com idades entre 8 dias e 96 anos, e encontrou médias diárias entre 1 litro por dia e 6 litros por dia. Mas isso também não quer dizer que os novos resultados vão estabelecer uma nova diretriz. “Há outliers que chegam a 10 litros por dia… a entrada e saída total de água varia muito de acordo com vários fatores, incluindo tamanho corporal, atividade física, temperatura do ar, umidade e altitude.” diz Prof. Schoeller.