Pessoas com doenças mentais graves tem quase 2 vezes mais probabilidade de relatar condições crônicas de Saúde Física.
Pesquisa da Universidade Anglia Ruskin (ARU) e do Centro de Pesquisa Biomédica da Universidade de Cambridge, analisando dados de quase 200 mil pacientes psiquiátricos em todo o mundo, comparando com 7.660.590 indivíduos em grupos de controle.
Principais fatos:
– Indivíduos com doenças mentais graves têm 1,84 vezes mais probabilidade de apresentar multimorbidade física (acontece quando uma pessoa é afetada por qualquer combinação de doença crônica com pelo menos uma outra condição de saúde física).
– Pacientes psiquiátricos comumente relatam condições como doenças metabólicas e respiratórias, bem como câncer.
– Existe uma lacuna significativa no tratamento, com 71% das pessoas com psicose em todo o mundo não recebendo os serviços de saúde mental necessários.
Lee Smith, professor de saúde pública na Anglia Ruskin University, disse: “A saúde mental sustenta nossas habilidades individuais e coletivas para tomar decisões, construir relacionamentos e moldar o mundo em que vivemos. indivíduos com doenças mentais graves correm um risco significativamente maior de sofrer multimorbidade física.
“Esta relação complexa entre doença mental grave e multimorbilidade física tem implicações de longo alcance, incluindo diminuição da adesão ao tratamento, aumento do risco de falha do tratamento, aumento dos custos do tratamento, recaída da doença, agravamento do prognóstico e redução da esperança de vida.
“A má gestão clínica das comorbidades físicas em pessoas com transtornos mentais agrava o problema, levando a um aumento da carga sobre os indivíduos, suas comunidades e sistemas de saúde.
“É urgentemente necessária uma abordagem holística para melhorar os resultados físicos, mentais e sociais dos indivíduos que lidam com doenças mentais graves e multimorbidade física.”
Por isso não paro de estudar! Por isso cada vez mais amo o que faço! Obrigado @edilainefrancescato (Instagram) por proporcionar apoio e socorro tão necessário e presente. E por me dar a oportunidade de ser e fazer isso!