Durante muito tempo, o uso de madeira no preparo de alimentos foi questionado por conta do risco de contaminação microbiológica. Porém, diversos estudos realizados nos últimos anos sobre este tema mostraram uma mudança de rumo.
⠀
Eles apontaram que, ao contrário do que se pensava, a porosidade da madeira pode ser um benefício na luta contra micro-organismos. Além de controlar o nível de umidade, a madeira também tem a capacidade de absorver bactérias em uma superfície desfavorável para o crescimento destes micro-organismos.⠀
⠀
Vale ressaltar que, em todos os estudos, a madeira usada foi a natural, sem nenhum tipo de revestimento ou tratamento químico. Em comparação com as superfícies lisas, como o aço inox, ela oferece vantagens do ponto de vista da microbiologia.
⠀
Afinal, a madeira naturalmente produz componentes antimicrobianos.
⠀
Legalmente falando, é importante destacar que o uso da madeira não é expressamente vedado na indústria alimentícia. De acordo com as normas de BPF (Boas Práticas de Fabricação), a utilização dela deve ser evitada, a menos que se tenha certeza de que não será uma fonte de contaminação.
⠀
⠀
⠀
Fonte: https://foodsafetybrazil.org/o-uso-de-madeira-em-contato-com-alimentos-e-seguro/?utm_campaign=Newsletter&utm_content=O+uso+de+madeira+em+contato+com+alimentos+%C3%A9+seguro%3F+%7C+Food+Safety+Brazil+%282%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=Newsletter+Food+Safety+Brazil+29%2F01%2F2021