Creatina é uma amina que o corpo sintetiza a partir de proteínas (aminoácidos como a glicina, argina, metionina). Sim, seu corpo produz creatina a partir desses aminoácidos que são encontrados em qualquer carne (de qualquer bicho).
É um suplemento ergogênico, ou seja, que melhora a performance física. Até hoje, parece ser o suplemento ergogénico com mais estudos e pesquisas que suportam sua aplicação.
Mas grave isso: as principais evidências são para as pessoas que têm como rotina a prática de ATIVIDADE FÍSICA e MUSCULAÇÃO!
Creatina provoca retenção de água nos músculos (o que, para quem faz musculação é desejável por esse efeito estimular a síntese de proteínas). Então, principalmente para as mulheres que estão acima do peso, com alto percentual de gordura corporal, o efeito “visual” pode não agradar. Além isso, existem evidências de que mesmo nas doses indicadas, possa causar edema em algumas pessoas. Contudo, como creatina não tem efeito cumulativo, basta interromper o uso e o efeito acaba.
Desconheço evidências de que creatina tenha alguma aplicação para emagrecimento.
Preste atenção nas recomendações da ANVISA para o uso de creatina: “Este produto não deve consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidade. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico”
Não tome suplementos sem indicação do seu profissional de saúde.