A dieta Cetogênica surgiu como abordagem terapêutica no século passado, meados de 1920, quando não existiam medicamentos para #tratardiabetes e #epilepsia.
Os médicos da Mayo Clinic, observaram que, quando em jejum, as crises epiléticas cessavam ou reduziam drasticamente.
A Dieta Cetogência foi criada para “imitar” o estado de jejum e por muitos anos usada como único tratamento. quando vieram os medicamentos, ela praticamente foi abandonada.
Mas há tempos que a epilepsia refratária (que é a epilepsia que resiste a ação dos medicamentos) é cada vez mais comum. Ou seja, não os medicamentos não estão funcionando tão bem assim… E agora novamente a dieta cetogência terapêutica tem voltado a ter destaque.
Temos institutos dedicados à pesquisa e aplicação da dieta #Cetogênica em epilepsia e ainda em outras doenças como #câncer, #autismo, #parkinson, #alzheimer, #fibromialgia, #dorescrônicas
Para quem quiser saber mais, pesquise sobre o hospital Johns Hopkins e a Charlie Foundation. Tem um filme maravilhoso com a Meryl Streep chamado Pela Vida do Meu Filho – (procure no Youtube) que conta a história dessa fundação e de muitos pacientes que foram curados pela Cetogênica.
Então pare de pensar que é uma “dieta da moda”. A dieta Cetogênica existe com protocolo para tratamento da epilepsia há praticamente 100 anos. E aqui penso que cabe uma reflexão – como é que nós conseguimos sobreviver como espécie? Como homo sapiens? Qual era nossa dieta? Porque com certeza não havia plantação de macarrão nem árvore de biscoito e pão.