Como acalmar uma criança estressada? Um vídeo de um minuto pode ajudar!
De acordo com pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA), fazer algumas respirações profundamente reduz significativamente a excitação fisiológica de crianças em ambientes cotidianos, como em casa ou na escola.
Uma grande vantagem desse estudo é que foi feito em ambientes reais (casa, escola, acampamento, etc.) e não em ambientes controlados (laboratórios). Assim, ao medir os efeitos da intervenção em ambientes cotidianos das crianças, o que foi observado é muito mais próximo da realidade do que um estudo que é conduzido em ambiente controlado.
“Este estudo é o primeiro a mostrar que fazer algumas respirações lentas e profundas no dia a dia pode ter um efeito significativo na fisiologia do estresse de uma criança,” disse a professora Jelena Obradovic. “Mas apenas dizer às crianças para respirarem fundo pode não ser suficiente – as crianças precisam de um suporte. Portanto, estamos entusiasmados por podermos também oferecer uma ferramenta fácil de usar para ajudar as crianças a aprender esta técnica.”
A ferramenta usada é um⠀vídeo de animação curto, disponibilizado gratuitamente online, que pode ser usado em sala de aula ou qualquer outro momento, apresentando as crianças à respiração profunda como uma forma de autocontrole.
No vídeo, há uma breve explicação dos motivos para praticar a respiração profunda e ensina uma técnica simples e fácil, que qualquer criança poderá fazer.
Os pesquisadores ainda sugerem aos pais que usem o vídeo para preparar os filhos para situações que podem ser estressantes, como uma consulta médica, competições e provas escolares.
https://doi.org/10.1002/dev.22214