Uma dieta tem potencial para manter a eutimia?
“Cerca de 30% dos pacientes com transtorno depressivo maior (TDM) apresentam resistência à medicamentos. Existe alguma dieta que possa beneficiar a eutimia (remissão)? A população em geral vem substituindo alimentos ricos em nutrientes por ultraprocessados, o que favorece o desenvolvimento de doenças crônicas, como síndrome metabólica, hipercolesterolemia e diabetes. Há evidências crescentes dos benefícios de #vitaminas e #suplementos para melhorar os sintomas de vários transtornos afetivos, pela via da regulação da #microbiota intestinal, o eixo intestino-cérebro e os níveis de neurotransmissores.
A redução do neurotransmissor GABA é comum no TDM. Por isso, medicamentos moduladores GABA são prescritos para aliviar os sintomas de depressão. Contudo, o uso deve ser limitado, pois podem levar à dependência.
Uma alternativa pode ser adesão a uma dieta cetogênica… conhecida principalmente por seu papel benéfico na perda de peso, no tratamento da epilepsia refratária e no equilíbrio dos níveis de glicose.
A dieta cetogênica pode aumentar os níveis de GABA para auxiliar o mecanismo de ação de drogas monoaminérgicas, podendo ser potencialmente utilizada no tratamento de transtornos afetivos devido ao seu potencial papel no equilíbrio GABA / glutamato.
Embora sejam necessárias mais pesquisas antes que esta dieta possa ser recomendada regularmente aos pacientes, (nesse estudo) discutimos as evidências que possam encorajar médicos a prescrever dieta cetogênica como um adjuvante para pacientes que recebem psicoterapia e farmacologia.”