Nos dicionários, exceção é tudo o que foge do comum, que não está de acordo com o costumeiro, que se afasta dos padrões convencionais. O conceito é simples. Até se falar em alimentação. Isso porque, em muitos casos, para quem NECESSITA mudar sua forma de se alimentar a regra vai virar exceção. Como assim?
⠀
Vamos partir do princípio que Fulano está com síndrome metabólica: sobrepeso, diabético, pressão alta, HDL baixo. Sem perguntar nada dá para saber como é a alimentação dele: predominantemente amido e açúcares.
E se é isso, não tem como ele ter chegado a um quadro desses comendo #comidadeverdade. Certeza que come pão, macarrão, biscoito, lasanha, bolo, refrigerante, suco de caixinha (ou natural), tudo com açúcar. Fulano resolve então que vai colocar esse quadro em remissão e como melhor opção para #SM, opta por uma dieta #lowcarb e começa a comer comida de verdade! Tudo o que era regra (amido e açúcar) vira exceção.
Fácil definir, mas… pode ser difícil praticar. Veja, uma grande mudança afeta, não apenas Fulano, mas quem convive com ele. O #cafezim do escritório, sua casa, no lazer, no shopping, na casa da mãe, sogra, vó, a saída com os amigos.
Tem gente que incorpora a nova #dieta ao seu #estiilodevida com prazer. Tanto que nem pensa na questão das exceções. Outras pessoas só precisam de estratégias e programação. Por exemplo, tenho pacientes que achavam que seria muito difícil sair de férias em #cetogênica. Ao planejarmos juntos, viram que era muito mais fácil do que imaginavam e voltaram das férias melhores ainda!
⠀
Mas, cada pessoa é de um jeito. Tem quem não conseguem pensar no ato comer com serenidade, que não consegue entender que as exceções fazem parte da vida, vivem no efeito sanfona ou ioiô (engorda e emagrece), sempre tentando apostar as fichas em alguma intervenção brusca, sempre começando a “dieta nova” na segunda-feira, fazendo as “despedidas” e compensações (passando fome, extrapolando nos exercícios físicos)… E aí? O que acontece?
⠀
Entenda. O ato de se alimentar tem um contexto que não pode ser ignorado: emocional, social, familiar, cultural e cada pessoa tem o SEU contexto. Se você sofre com tudo isso, acredite, a principal mudança PRECISA começar pelas atitudes alimentares, pela forma com a qual a você se relaciona com o ato de se alimentar.
⠀
Para trabalhar o comer emocional e todo seu contexto, uso ferramentas e estratégias da #nutricaocomportamental. Dessa forma, o emagrecimento passa a ser o resultado da mudança do comportamento perante o ato de se alimentar.