Pesquisa realizada pela Universidade de Toledo ajuda a entender como a luz azul danifica as células da retina e pode levar à perda de visão ao danificar o retinal -forma de vit. A essencial à saúde ocular, mas que reage à luz de forma disfuncional.
“Não é nenhum segredo que a luz azul prejudica nossa visão, danificando a retina dos olhos…Nossa pesquisa explica como isso acontece”, diz o químico e pesquisador Ajith Karunarathne.
A distorção do retinal provoca aumento de cálcio e leva à morte celular. Este efeito não se limita às células fotorreceptoras e pode afetar outras células do corpo.
Como o retinal pode se mover pelo corpo, isso levantou preocupações sobre o quão generalizado esse efeito tóxico pode ser. “A toxicidade gerada pela retina pela luz azul é universal”, diz Karunarathne . “Ela pode matar qualquer tipo de célula.”
Apesar do alfa-tocoferol (derivado vit. E) ter potencial de neutralizar esses efeitos oxidativos, não é claro se o aumento dos níveis de vit. E podem reduzir para risco de doenças oculares.
“Esperamos que esta descoberta leve à terapias que retardem a degeneração macular”, diz Karunarathne.