A frutose é um carboidrato (monossacarídeo) que constitui 50% da sacarose (açúcar de mesa).
Quando comparado com açúcar, tem índice glicêmico menor e é quase 2 vezes mais doce. A princípio pode parecer boa coisa. Mas NÃO É.
Quando pensamos em saúde do ponto de vista metabólico, a frutose é o pior dos açúcares. Há vasta documentação científica e bioquímica demonstrando que a ALTA ingestão de frutose é a causa da hesteatose hepática não-alcoólica (gordura no fígado) e está associada ao aumento dos triglicerídeos, resistência insulínica, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica. Diabéticos tipo 1 precisam ter cuidado com frutose pois ela causa elevação glicêmica semelhante à glicose.
A frutose está naturalmente presente em frutas e legumes. E parece não haver problema em pessoas saudáveis consumirem frutose dessa forma. Mas a ALTA ingestão de frutose não vem de frutas e legumes e sim da sua forma refinada: açúcar de mesa (e outros açúcares) e xarope de milho de alta frutose (HFCS). Ambos presentes na grande maioria de produtos ultraprocessados, refrigerantes, bebidas açúcaradas, sucos, etc.
Tinha ideia dos perigos do alto consumo de #frutose?
Conhece alguém que precisa dessa informação?