Maltodextrina é um carboidrato (polissacarídeo) #ultraprocessado feito por hidrólise de amidos (milho, arroz, batata, trigo, mandioca, etc.). Essa hidrólise usa vários processos químicos com água, enzimas e ácidos para “quebrar” o amido em pedaços menores, resultando em um pó branco facilmente diluído em água.
Como é muito barata, fácil de produzir e quase não tem sabor doce, é usada de várias formas pela indústria, como por exemplo: espessaste em molhos, xaropes, caldas, principal ingrediente em pudins e gelatinas diet, agente de volume em adoçantes intensos, em comprimidos, fórmulas infantis, etc.
Com 4 calorias por grama, a #maltodextrina tem a mesma quantidade de calorias do #açúcar, mas seu índice glicêmico é MUITO maior do que do açúcar, pois é glicose pura de rápida digestão (afinal, com tantos processos, já foi parcialmente digerida).⠀Passe para o lado e veja a comparação com açúcar.
Na primeira postagem sobre #adoçantes alertei para o seguinte: nossa legislação permite que use maltodextrina (dentre outros edulcorantes) em ADOÇANTES DE MESA E ADOÇANTES DIETÉTICOS.
Por isso é preciso MUITA atenção ao comprar qualquer produto diet, light e principalmente adoçantes em pó, do tipo “forno e fogão”, onde a maior propaganda é que pode ser usado como substituto do açúcar em receitas.
A maioria é basicamente maltodextrina com uma pitada dos outros adoçantes intensos.
Nos meus destaques “NÃO INDICO” mostro o rótulo de alguns deles. Você já viu?⠀Já prestou atenção nesses rótulos? Conta aqui!