Para entender o que é uma dieta Cetogênica é preciso entender como nosso corpo usa os alimentos para ter energia. Nossa alimentação é composta por macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídios (as gorduras) E os micronutrientes são vitaminas e minerais que estão contidos nesses macronutrientes.
As principais fontes de ENERGIA para nosso corpo são os carboidratos e as gorduras. Em uma dieta padrão, a principal fonte de energia vem dos carboidratos, pois toda a base da alimentação são os carboidratos. Em uma dieta Cetogênica a principal fonte de energia vem das boas gorduras. E aí é que está o pulo do gato.
De onde virão essas gorduras?
Vem da nossa alimentação, das boas gorduras – que são as gorduras naturalmente presentes nos alimentos – peixes, carnes, ovos, frutas, laticínios, etc. E também nas nossas RESERVAS de gorduras – dos pneuzinhos, barriguinha culotes, etc.
Nosso corpo é igual a um carro total flex (que pode funcionar com álcool ou gasolina).
No nosso caso, podemos funcionar perfeitamente tendo como principal fonte de energia os carboidratos ou as gorduras. Quando o corpo passa a usar as gorduras como principal fonte de energia, o fígado vai metabolizar essas gorduras em corpos cetônicos – por isso o nome de Dieta Cetogênica.
Só que, para que o corpo use principalmente as gorduras como fonte de energia, é preciso ter pouca disponibilidade de outra fonte de energia (no caso, os carboidratos). Por isso em uma Dieta Cetogênica a quantidade de carboidratos é limitada. E onde estão os carboidratos? Nós temos os carboidratos naturalmente presentes na natureza – nos vegetais, hortaliças, leguminosas, frutas e temos os carboidratos ultraprocessados e refinados como biscoitos, bolos, barrinhas de cereal, farinhas, cereais, etc.
Para quem precisa emagrecer, pense como é bom! Pois a gente vai transformar o corpo em uma “máquina” programada para usar as gorduras que estão estocadas (pneuzinho, barriguinha), como fonte de energia.
BINGO!