O termo “Eletrólito” geralmente é usado para as partículas que carregam uma carga elétrica positiva ou negativa.
Quando falamos em eletrólitos como um termo médico/nutricional estamos nos referindo àqueles minerais essenciais encontrados no sangue, suor e urina, que dissolvidos, formam eletrólitos – íons positivos ou negativos necessários em processos metabólicos.
Os principais eletrólitos encontrados em nosso organismo são :
- Sódio (Na+)
- Potássio (K+)
- Cloreto (Cl-)
- Cálcio (Ca2+)
- Magnésio (Mg2+)
- Fosfato (PO42-)
- Bicarbonato (HCO3-)
A Importância dos Eletrólitos
Os tecidos musculares e os neurônios são ativados por atividade elétrica que é transportada através dos eletrólitos. Por isso eletrólitos são essenciais para manter o sistema nervoso e os músculos funcionando. Eles também garantem que o ambiente interno do seu corpo seja ideal, mantendo você hidratado e ajudando a regular o seu pH interno. Alguns exemplos:
Sistema Nervoso – atividade dos neurônios geram sinais elétricos chamados potenciais de ação (ou impulsos nervosos), transportados pelos eletrólitos.
Função Muscular – eletrólito de cálcio, magnésio e potássio são principais responsáveis pela contração e relaxamento muscular.
Hidratação – a água deve ser mantida nas quantidades ideias dentro e fora das células do corpo. Eletrólitos (sódio, principalmente) fazem parte desse equilíbrio por meio da osmose.
Níveis internos de pH: pH do corpo é regulado por soluções-tampão, que ajudam a minimizar as mudanças em seu ambiente interno. Essa soluções-tampão dependem de eletrólitos para serem formadas.