Há quem olhe para comida apenas como nutrientes que o corpo precisa. Mas o ato de comer vai muito além disso. É algo social, não tem como negar. Ainda mais para quem é mineira geeenthi! Para mim, qualquer encontro é motivo para um cafezim! Ir na casa de alguém sem levar “alguma coisinha” não faz parte da minha conduta!
Acontece que para muitas pessoas, não há prazer sem comida. Mas, será que precisar ser assim?
Comer não deve ser a única fonte de prazer. O cérebro é mestre em registrar o que é prazeroso e VAI te lembrar disso o tempo todo, porque… bem, ele quer o que é prazeroso, né?
Faça um exercício agora: para alguns minutos e pense em outras coisas que te dão prazer. Faça uma pequena lista de coisas que você pode fazer em 5 a 10 minutinhos. Pode até durar mais, mas se souber que em 5 minutos consegue fazer, facilita. Não tem problema se for só 2 ou 3 itens.
Quando bater a VONTADE de comer fora do seu contexto (o que é algo bem diferente de fome orgânica), consulte sua listinha e coloque algo em prática. Ensine seu cérebro a fazer uma associação diferente! Algumas ideias:
- Pintar, desenhar, escrever,
- Colocar uma música que gosta e dançar;
- Ler algo do seu interesse;
- Brincar com os filhos;
- Ligar para alguém que você curte (pode até combinar essa estratégia dos 5 minutos com alguém que também precisa disso!).
O que você curte fazer? Deixe aqui sua ideia!
Aproveite e marque alguém que você acha que pode ser beneficiar essa estratégia e com nossas sugestões!