Todas as vezes que ouço esse tipo de pergunta acendem luzinhas de alerta na minha cabeça. A questão não é o “COMER”. Nem o “PODE” (ou não pode). Muito menos o “ALFACE” (pode substituir pelo alimento que quiser). O que precisa de atenção é a expressão “À VONTADE”.
O cérebro humano funciona sempre evitando dor e buscando prazer. Numa Live sensacional com a @edilainefrancescato sobre Transtorno Compulsivo Alimentar Periódico e Comer Hedônico falamos sobre como isso foi fundamental para nossa sobrevivência em um ambiente hostil, onde sempre corríamos risco de vida. Por isso o cérebro faz essas associações com TUDO que é prazeroso e TUDO que causa dor. E o tempo todo vai te lembrar disso.
Então, parece natural o cérebro que “pede” algo “à vontade”, afinal está buscando o PRAZER. Mas, será que dá para viver buscando SOMENTE satisfazer as vontades e não tolerar nenhum desconforto? Será que dá para dizer NÃO para qualquer sofrimento e nunca dizer NÃO para as VONTADES?
Assim como para ter músculos é necessária a musculação (com peso, esforço), constância, disciplina, boa alimentação e descanso, TUDO o que precisa ser desenvolvido na vida, VAI ter algum grau de sofrimento! E quando digo tudo, penso que é tudo mesmo (amadurecimento, aprendizados, etc.). Os processos raramente são prazerosos. Os resultados, SIM, são muito prazerosos!
Comece a encarar os sofrimentos cotidianos da vida de outra forma. Eles são a musculação dos seus bons hábitos, do seu caráter, da sua alma.