Qual a melhor dieta para refluxo e azia?
Quando comemos, os alimentos fazem o seguinte caminho no nosso organismo: boca, laringe, esôfago e estômago. Se o conteúdo do estômago volta para o esôfago, acontece o que chamamos o Refluxo Gastroesofágico.
O principal sintoma é a azia, aquela sensação de queimação e/ou desconforto no peito, pescoço, garganta. Isso ocorre porque toda a acidez natural (e MUITO necessária) do estômago volta para o esôfago.
O problema é que o estômago tem uma camada de muco que o protege da acidez. O esôfago não. Por isso, surge o incômodo da azia.
Quem tem sobrepeso e obesidade tem mais chances de desenvolver e/agravar refluxos. A gordura na região do abdômen pode pressionar os órgãos e provocar o mau funcionamento do esfíncter esofágico.
O Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado (SBID/SIBO) também pode favorecer refluxos gastresofágicos porque as bactérias produzem gases quando metabolizam carboidratos não digeríveis (fibras).
O excesso desses gases no intestino delgado pode migrar para o estômago aumentando a pressão estomacal, favorecendo a abertura do esfíncter esofágico, o que vai contribuir para que o que estiver no estômago vá para o esôfago.
Como combater o refluxo? Baixar o consumo de carboidratos é essencial. Há estudos que comprovam que 100% dos pacientes que adotaram essa dieta não tiveram mais sintomas e interromperam o uso de medicamentos.