Provavelmente você já ouviu falar sobre relógio biológico ou ritmo circadiano (ciclo dia-noite). Quem comanda esse relógio é o núcleo supraquismático (SCN), que fica no hipotálamo, no cérebro. Estimulado pela luz, como um maestro de uma grande orquestra, o SCN controla esses ritmos. Como isso funciona?
⠀
Praticamente todas as células do corpo tem seu ritmo circadiano. As enzimas digestivas, os hormônios, as substâncias químicas cerebrais, saliva, suco gástrico, etc., têm seu ritmo de funcionamento dentro de 24 horas. Eles atingem um pico de atuação em um momento do dia e depois vão diminuindo. E, assim, esses ‘relógios’ nas células e órgãos ‘mandam’ o estômago e o intestino funcionarem (ou descansarem), o coração desacelerar (ou bater mais rápido), o cérebro descansar (ou produzir). Fígado, tecido adiposo, pâncreas e todo o corpo têm seu ritmo circadiano.
⠀
Ainda há muito o que pesquisar nessa área. Mas temos estudos demonstrando que a hora em que nos alimentamos afeta a forma com a qual vamos acumular ou usar as reservas de gordura, influenciando no processo de emagrecimento. Parece que somos metabolicamente preparados para digerir alimentos e absorver nutrientes num período de 8 a 10 horas por dia, na presença de claridade. Depois disso, o metabolismo entra no período de descanso, restauração.
⠀
Einstein dizia que “tudo não acontece de uma só vez”. Satchin Panda, prof. do @salkinstitute, grande pesquisador da área, completa:
⠀
“Não podemos dormir e acordar ao mesmo tempo, nem dormir e ter uma boa digestão. O corpo precisa de tempo para descansar e reparar”.