Recebo muitas perguntinhas sobre o que é resistência à insulina (RI) e por que isso é ruim.
Como é que alguém desenvolve RI?
Pense em alguém que resolveu começar a fumar. No começo, engasga, fica tonto, perde o ar. Mas, com a insistência, a pessoa vai se acostumando e o efeito de um ou dois cigarros vai ficando menor. Precisa de MAIS cigarros para ter o mesmo efeito… Troque o cigarro por bebida alcoólica. É igual! Quando a pessoa insiste em beber, vai ficando mais resistente e não fica bêbada facilmente. Troque por musculação. Igual! Quando ficamos mais fortes, precisamos de mais peso para continuar desenvolvendo força e músculos.
Com a insulina é a mesma coisa. O corpo fica com RI quando tem muita insulina circulando o tempo todo. E o que faz os níveis de insulina subirem é a glicose. Não importa de onde ela vem, do amido ou de açúcares, toda vez que ingerir glicose os níveis de insulina vão subir.
Então, quem vive comendo açúcares VAI ter sempre níveis altos de glicose e, consequentemente, de insulina no sangue. Se antes precisava de “uma insulina” para fazer a glicose entrar na célula, quando corpo fica RI vai precisar de duas, três, cinco, etc. Essa é a resistência: o corpo precisa de mais insulina para fazer a mesma coisa que ele fazia com menos insulina.
Por que isso é ruim? Níveis altos de insulina (hiperinsulinemia):
- RI facilita MUITO o acúmulo de gordura nos órgãos vitais e nos adipócitos (barriga, culote, braços, etc.)
- Mantém a gordura nas reservas (tecido adiposo), ou seja, a insulina alta “tranca” a gordura nos adipócitos dificultando o #emagrecimento
- Retém sódio e água nos rins (o que pode ocasionar pressão alta – Hipertensão Arterial Sistêmica)
- RI é fator de risco para as principais doenças crônicas e degenerativas (Alzheimer, diabetes, câncer, problemas cardiovasculares, síndrome metabólica)
- Montanhas russas de glicemia e insulina (sobe e desce) provocam fome, cansaço, sono, cravings (desejos por doces)
- Estimula a transformação de glicose em gordura no fígado (esteatose hepática)
- É um ciclo que só piora: quanto mais glicose, mais insulina, mais resistência