A maioria das pessoas com pressão alta (Hipertensão Arterial Sistêmica), não tem problemas com sódio, e sim com a frutose, excesso de carboidratos refinados, obesidade. O que realmente deveria ser preocupante não é quanto sal você come, mas quanto sal você RETÉM. E a INSULINA ALTA retém sódio nos rins.
Quando há falta de sódio, pode haver aumento da atividade do sistema renina-angiotensina-aldosterona e isso pode levar a um aumento da pressão em algumas pessoas.
Sim, é isso mesmo: a FALTA de sódio pode levar a pressão alta.
O estudo “Sodium Intake in Populations: Assessment of Evidence” (Ingestão de sódio nas populações: avaliação de evidências) confirmou que não há evidências suficientes para limitar o consumo de sódio a menos de 2.300 miligramas (ou uma col.de chá de sal iodado) por dia para a maioria da população.
Além disso, “o comitê não encontrou evidências para apoiar uma associação entre a ingestão de sódio e um efeito benéfico ou adverso na maioria dos resultados de saúde…foram levantadas preocupações de que uma baixa ingestão de sódio possa afetar adversamente certos fatores de risco, incluindo lipídios no sangue e resistência à insulina, aumentando potencialmente o risco de doenças cardíacas e derrames” (2013).
Se você tem diagnóstico de HAS e quer tentar Low Carb, Cetogênica ou Carnívora, fique atento. O mais comum é vermos pessoas melhorarem tanto que não precisam mais de medicação. Este efeito da LC e da Cetogênica pode acontecer em dias, semanas ou meses. Mas no geral, sempre acontece! Por isso, é importante o acompanhamento médico. Se sua pressão baixar, se sentir cansaço, tontura, etc. fale com seu médico para ver a possibilidade de diminuir ou eliminar a medicação.