Comida afetiva ou “Confort Food”. Essa carne tem esse significado para mim! No fogão da minha vó sempre tinha uma panela enorme com carne cozida. Essa é uma delas.❤️
Ingredientes:
✔️ 500 g de vazio (fraldinha) picada em cubos
✔️ 2 xíc. chá de chuchu picado em cubos
✔️ 2 xíc. chão de cenoura em cubos
✔️ 1 cebola triturada
✔️ 1 dente de alho amassado
✔️ 2 col. de chá de urucum
✔️ Sal (a gosto)
Instruções:
Tenha no fogão uma chaleira com água quente (2 litros ou mais).
Leve a cenoura ao micro-ondas por 2 min e reserve. Faça o mesmo com o chuchu.
Em uma panela funda, aqueça 1 col. sopa de banha. Coloque o urucum e espalhe pela panela. Junte o alho, misture por 30 seg. Junte a cebola e misture por mais 30 seg.Coloque a carne e doure bem, até secar completamente.
Acrescente água até cobrir a carne. Coloque sal, mexa, tampe e deixe cozinhar. Quando estiver quase seco, volte a mexer a carne até secar. Repita esse processo até que a carne comece a desmanchar (paciência!).
Depois que estiver desmanchando, pare de acrescentar água e coloque a cenoura. Mexa até secar novamente. Junte pouca água e mexa até secar. Faça o mesmo com o chuchu.
Prove os vegetais. Se ainda não estiverem cozidos, vá acrescentando pouca água, mexendo sempre, até o ponto desejado. Apure o sal e pronto!
– O segredo aqui é o processo. Refogar os alimentos dessa forma (pouca água, dourando até secar) promove reações de Maillard, tostamemto e caramelização das proteínas e açúcares naturalmente presentes nos alimentos. Por isso comida de vó é tão saborosa!
🤔 Não posso deixar de observar a sabedoria dos nossos antepassados… Sem saber de bioquímica alimentar, extraiam o sabor de cada comidinha de forma simples, com o que cada alimento oferece.❤️
Obs.:Não testei com outros ingredientes que não estão listados