Compota caseira geralmente é algo que tem poucos ingredientes mas demora para ficar pronto. Com a cidra não é diferente, mas é uma #diliça, vale a pena!
Ingredientes:
✔️ 1 kg de cidra
✔️ 1 xícara de chá de Eritritol
✔️ 1 colher de café de bicarbonato de sódio
✔️ Sumo de 1 limão
✔️ Paciência 🧘🏼
Instruções:
Retire toda a casca da cidra e parta em 4 gomos. Retire todo o miolo e despreze. Só a parte branca será usada para o doce.
Corte toda a parte de branca da cidra do jeito que quiser (cubinhos, tiras, ralado, etc) e deixe de molho em água morna, em recipiente de vidro, louça ou plástico por 3 dias trocando a água de 12 em 12 horas.
Prove um pedacinho para verificar se o amargor já saiu ou suavizou. Quando estiver do seu gosto, despreze a água do molho, aperte bem para tirar a água, coloque os pedaços em uma peneira grande (ou escorredor de macarrão) e lave em água corrente por 1 minuto.
Coloque a cidra em uma panela funda, cubra com água, adicione o bicarbonato e cozinhe até o ponto desejado. Escorra e reserve.
Leve o Eritritol e o limão ao fogo baixo em uma panela grande. Espere derreter. Adicione o os pedaços de cidra mexendo sempre até ganhar consistência desejada.
#dicasdapatyayres
💡 O processo de demolhar várias vezes é para tirar o amargor. Tem quem goste do amargor leve. Por isso, prove a polpa durante o processo para verificar o ponto que gosta.
💡 Toda vez que trocar a água, use água morna. O ponto de cozimento vai variar muito, porque ela já estará macia pelo demolho.
💡 Tem quem faça com a casca. Como podem ver, não é o meu caso 😉
💡 Pode acrescentar cravo, canela, cardamomo (temperos são sempre a gosto)